
Está localizado entre as cidades de Bonito e Palmares na Zona da Mata e o Agreste Setentrional, a 156 km do Recife. Uma visita ao engenho é uma opção divertida e refrescante, apropriada para se conhecer um dos melhores roteiros de ecoturismo de Pernambuco. Turistas e aventureiros de todos os cantos são seduzidos pelo clima ameno; pela mata com trilhas confortáveis; e pela rede hídrica diversificada, com rios, nascentes, barragens, riachos e várias cachoeiras, além das corredeiras, lagos e piscinas naturais.

Construída em 1841, por Louis Léger Vauthier ( O mesmo engenheiro do Teatro Stª Isabel, em Recife), a casa sede do Engenho Verde, em estilo colonial, retrata a história de usineiros e coronéis que ali viveram, além de ilustres personalidades da história, como o poeta e escritor Hermilo Borba Filho, que nasceu e viveu no casarão até os 16 anos, Este acervo foi deixado e está preservado até hoje .
O Casarão do Engenho Verde é daquelas obras que causa inveja por seus detalhes, o que denuncia que a idéia materializada no papel o tempo não consegue destruir por sua consistência, altivez e imponência.


A Senzala - Localizada em estrutura de cota inferior, abaixo da Casa Grande, apresenta três entradas para os escravos no século XIX, hoje entaipada em alvenaria. A maior com grade para os homens, e a menor para mulheres e crianças.
Informações: www.engenho-verde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário