Fundada pelo Capitão Francisco Rodrigues de Mello, oficialmente Panelas foi emancipada em 18 de maio de 1870 pela Lei Provincial nº 919. Sua história de origem foi no fim do século XVIIl para o limiar do século XIX, quando o cidadão Manoel Santiago de Miranda, português residente em Garanhuns e cobrador de dízimos na região da qual Panelas fazia parte, comprou uma gleba de terras ao norte dessa localidade, pelo valor de $600.000 (seiscentos mil réis).
Manoel Santiago de Miranda ergueu uma capela, no local onde atualmente se encontra a igreja matriz, e construiu também uma pequena casa perto da capela. O local ficou conhecido pelo topônimo de “Panelas de Miranda” por causa do sobrenome do seu ilustre proprietário. O nome Panelas é por situar-se entre três serras com a forma de uma trempe, que foram nomeadas de Serra da Bica, a Leste – onde se localiza a fonte que abastece a cidade de água; Serra do Boqueirão, ao Norte – a qual deve o nome à circunstância de ter somente uma passagem transitável; e Serra dos Timóteos, ao Sul – assim denominada por ter abrigado o panelense João Timóteo de Andrade, no levante conhecido como “Guerra dos Cabanos“.
Para a denominação do nome “Panelas” existem varias versões: A primeira é que na Bica fonte de água localizada no pé da serra era comum a confecção de panelas de barro, produzidas pelos moradores do local. A segunda é que foram encontradas muitas Igaçabas Indianas ( panelas e potes indignas onde os índios guardavam seus utensílios e até enterravam seus entes queridos). A terceira é que as três serras (Serra do Boqueirão, serra dos Timóteos e Serra da Bica) que rodeiam a região tem a forma de uma “trempe de panelas”. E a quarta é que as serras tem um formato de abóbada (A abóbada é uma construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas). Formando assim três Panelas.
DADOS
Área: 380,428 km²
População total (estatísticas IBGE/2019) 26.474 hab
Municípios limítrofes: Altinho, Quipapa, Jurema, Lagoa dos Gatos, Cupira, São Benedito do Sul e Ibirajuba
Distância até a capital: 182 km
Aniversário: 18 de Maio
Fundação: 18 de Maio de 1870
Prefeito(a): Ruben de Lima (PSB 2021-2024)
Semiárido (BSh)
SÍMBOLOS
BANDEIRA
![]() |
Igreja Matriz Bom Jesus dos Remédios |
Nenhum comentário:
Postar um comentário