![]() |
Fotos: Jobson Salles |
A pedido do vereador Dr. Edmilson Henauth, uma reunião extraordinária foi realizada na noite desta segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores do Bonito. A Solicitação foi para prestar uma homenagem aos três médicos cubanos que faziam parte do quadro de médicos do município através do programa Mais Médicos.
Os médicos, Leandro Pena Velásquez, Yasmary Pérez Mesa e Liset Oliva Gonzalez, foram agraciados com uma Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados durante o tempo em que estiveram cuidando da saúde dos bonitenses.
O autor do requerimento, Dr. Edmilson Hanuth, que também é médico da rede pública de saúde, em Bonito, se solidarizou com os colegas cubanos que agradeceu por todo trabalho, profissionalismo e amor que eles dedicaram a população de Bonito. O vereador, em nome da Casa, entregou uma lembrança da cidade a cada médico como uma forma de carinho e agradecimento.
As médicas, Yasmary e Oliva, utilizaram a tribuna para a gradecer a toda população pelo carinho e acolhimento, e falaram que estariam voltando para a terra natal de coração partido, tendo que deixar aqui seus pacientes que ao longo desses anos, se transformaram em amigos. Emocionadas, elas agradeceram ao programa Mais Médico pela oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em prol da população mais carente.
Conheça agora um pouco dos médicos Leandro, Yasmary e Oliva.
Leandro Pena Velásquez:
Ano de formatura: 2006.
Formação: Graduado na Especialidade de Medicina Geral Integral em 2008.
Biografia de acordo com as próprias palavras de Leandro: “Trabalhei 4 anos na Venezuela prestando serviços na Atenção Primária. Fui selecionado para o PMMB em 2014. Depois de ter feito cursos de língua portuguesa em Cuba e aqui em Brasília, comecei a trabalhar na Atenção Primária do Brasil, na UBS do município de Bonito. Ademais, fiz uma pós-graduação em Especialização em Saúde das Famílias e das Comunidades. Estou na UBS do Mutirão desde Abril até a data presente, exercendo como clínico geral. Oferecendo o melhor da profissão, com respeito, humildade e com todo amor que a população bonitense merece.”
Yasmary Pérez Mesa:
Ano de formatura: 2009
Formação: Especialista em Medicina Geral Integral em 2009.
Biografia de acordo com as próprias palavras de Yasmary: “Trabalhei 3 anos na Venezuela. Comecei a fazer parte do PMMB em 2014. Depois de fazer curso de língua portuguesa e habilidades médicas na UF Brasília-DF, comecei a trabalhar no município de Bonito na UBS Frei Damião até o presente momento. Porém, ainda em 2017, passei a fazer parte da equipe médica no município de Ibirajuba também. Hoje, atendo ambos os municípios com a carga horária assistencial. Ademais, sou pós-graduada no curso de Especialização em Saúde das Famílias e das Comunidades. Tenho uma experiência única, humildade, respeito, amor, engajamento e profissionalismo, qualidades das quais definem o trabalho feito com a população bonitense e brasileira.”
Liset Oliva Gonzalez:
Ano de formatura: 2013
Formação: Especialista em Medicina Geral Integral em 2016.
Biografia de acordo com as próprias palavras de Liset: “Eu me formei em Cuba no estado de Granma, no ano de 2013. Trabalhei um ano de serviço social e depois eu fiz dois anos de especialização em Medicina Geral Integral que é a Saúde da Família. Logo após, fui convidada para ingressar do PMMB para brindar atenção médica ao povo brasileiro. Para participar do programa, fiz um curso de português com professores de medicina e língua portuguesa da UF de Brasília-DF. Cheguei ao Brasil em 12 de maio deste mesmo ano e, em 8 de junho, a Bonito. Passei um tempo de treinamento no UBS da Boa Vista e logo fui trabalhar no UBS de Bentivi, um lugar que, apesar de ficar muito distante da cidade, fui atender com amor, humanidade e profissionalismo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário