![]() |
Reprodução/Internet |
Opinião unânime entre os profissionais da área que a castração é a única maneira ética e eficaz de controle de cães e gatos abandonados, além de prevenir diversas doenças. Porém, o número de castração só não é maior porque nos grandes centros, infelizmente, esbarra na falta de informação e pouco interesse do poder público em patrocinar.
Ainda é muito comum o uso de substancias injetáveis, as chamadas vacinas anticio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem, onde causam transtornos incalculáveis a estes animais ( câncer, piometra e aborto ). O pior que existem pessoas que aplicam sem saber se a gata ou cadela já estejam gestantes e aí causando diversos problemas levando até o óbito da mãe pet.
A castração é a única forma de evitar a superpopulação de cães e gatos que é um caso sério de saúde pública, onde a maior parte dos animais não consegue um lar, ficando pelas ruas, reproduzindo indesejadamente, com sede, fome, sem abrigo, doentes, correndo riscos de atropelamento, maus tratos. Com a superpopulação de cães e gatos pode favorecer aparecimento de algumas zoonoses, tais como: Raiva, Toxoplasmose, Leishmaniose, Esporotricose e Giardia.
Após a castração os animas tendem a ficar mais tranquilos, podendo ganhar peso, por isso a importância de alimentação balanceada e o estímulo de atividade física, com brincadeiras e caminhadas.
As vantagens da castração:
Benefícios na castração das fêmeas:
- Após a castração os animas tendem a ficar mais tranquilas, podendo ganhar peso, por isso a importância de alimentação balanceada e o estímulo de atividade física, com brincadeiras e caminhada;
- Antes do primeiro cio (aproximadamente 08 meses de idade) praticamente zera o risco de câncer de mama;
- Não entram no cio (sangramento) de 3 em 3 meses, deixando de atrair vários machos em seu portão e evita que ela fuja para cruzar;
- Diminui o risco de doenças no útero, principalmente da piometra, que atinge quase 60% das cadelas;
- Não procriarão, porque procriar não é sinônimo de saúde e ela não precisa ter a primeira cria;
- Elimina a gravidez psicológica que ocorre em algumas cadelas depois do cio, as mamas podem aumentar, ocorre a produção de leite e aumenta a irritabilidade da cadela;
Benefícios na castração dos machos:
- Evita o aumento da próstata de forma diferenciada chamada de hiperplasia da próstata;
- O animal estará livre dos tumores nos testículos;
- Nos gatos diminui em quase 90% o problema de trato urinário, causado pela irritação da mucosa na bexiga e na uretra;
- Deixam de fugir para ir atrás de fêmeas no cio, evitando brigas com outros cães nas ruas;
- Ficam mais tranquilos porque deixam de produzir hormônios sexuais não permitindo que eles fiquem irritados por não poder cruzar;
- Não tem tanta necessidade de marcar o território com urina, mas continuam guardiões da casa com instinto de proteger o ambiente em que vivem.
Seja um tutor responsável, castre seu animal de estimação. A castração só oferece benefícios para seu melhor amigo e você contribui para a diminuição do crescimento populacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário