![]() |
Hospital São Vicente de Paula - Acervo Dr. Lucídio |
Domingo, 18 de maio de 2025, o principal equipamento de saúde do Brejo Pernambucano completa 100 anos, o Hospital Regional Dr. Alberto d'Oliveira. no dia 18 de maio de 1925, o hospital foi fundado pela conferência Vicentina, adotando o nome do seu padroeiro, são Vicente de Paula. Sua inauguração contou com a participação autoridades e pessoas graduadas, entre elas, o Padre Chicó, representando o Sr. Arcebispo; Dr. Varejão, representando o governador do Estado; Dr. Alberto d'Oliveira, representando o diretor do Departamento de Saúde e Assistência; Padre Luís Pasquale, diretor do Colégio São Joaquim, de Colônia; Prefeito Abdias Vilar; Dr. José Roque Dias, juiz de Direito e presidente da Conferência Vicentina; Dr. Antônio Vilela, juiz municipal; Dr. Adolfo Silva; Dr. Antônio nogueira; e o tenente Muniz de Andrade, delegado de polícia. Além de conselheiros municipais, agricultores, comerciantes, industriais e uma grande massa de populares.
Em 1943, o hospital São Vicente passou a integrar a rede dos hospitais do interior, pertencente ao Estado. Em fins do ano de 1944 era criado pelo governo do Estado o Instituto de Assistência Hospitalar (IAH) ao qual foi integrado o Hospital São Vicente, que recebeu naquele momento o nome de Hospital Regional do Bonito.
Incorporado a partir de então à rede estadual hospitalar, foi nomeado como diretor, o Dr. Roberto agra. O médico, porém, foi convocado para o serviço militar, por conta da mobilização do Exército nacional em virtude da Segunda Guerra. A direção do hospital foi, então, assumida interinamente pelo Dr. Alberto d'Oliveira, durante todo o ano de 1944, enquanto durou a licença do dr. Agra. Como dr. Alberto não era cirurgião, as operações abdominais foram iniciadas somente muito tempo depois, pelo dr. Luís Alvin - primeiro cirurgião do hospital, nomeado pelo D.A.H. Esse médico trabalhou no período de 1948 a 1954.
Quando o Dr. Alberto foi investido no cargo de prefeito do município, em 1944, deixou a administração do órgão hospitalar mas tomou providências e construiu, com o auxílio da liga Brasileira de Assistência e da comunidade bonitense, uma sala de operação da qual, há muito tempo, carecia aquela instituição. Esta sala funcionou até 1965, quando a mesma passou a integrara recém-fundada maternidade.
Em julho de 1957, chegava ao Bonito, Dr. Lucídio José de Oliveira, filho mais novo do dr. Alberto. Chegaram a trabalhar juntos até a aposentadoria do Dr. Alberto, tendo pai e filho realizado em uma paciente do hospital, o primeiro parto por cesariana. Aconteceu em 25 de agosto daquele ano. O jovem médico, Lucídio, desenvolveu ali a prática cirúrgica, ao lado de colegas da Capital pernambucana, cirurgiões e anestesistas, que convidava para a realização de frequentes cirurgias no referido hospital, tais como colocistectomias, histerectomias, etc.
Na gestão do governador Paulo Guerra, nos fins de 1964, chegou ao hospital o dr. Xisto Zeno Valones, recém-formado pela Faculdade de ciências Médicas de Pernambuco, para exercer as funções de médico ginecologista. Ainda no tempo do citado governador, o são Vicente de Paula passou a denominar-se hospital regional Dr. Alberto d'Oliveira, justa homenagem a quem prestou tantos e tão relevantes serviços à comunidade regional.
Desde o início doas anos 1980, o hospital passou a ser administrado pela Prefeitura Municipal do Bonito, após aquisição mediante entendimento com p governo estadual, sendo nomeado naquele momento para dirigi-lo, o dr. Raimundo Francisco Aragão.
Recentemente, no ano de 2024, durante a gestão do prefeito Gustavo Adolfo, o hospital passou por uma grande reforma, sendo praticamente reconstruído, se transformando um dos mais modernos e equipados hospitais da região.
![]() |
Planta da construção do Hospital São Vicente de Paula - Acervo Dr. Lucídio |
![]() |
Registro de uma ambulância do Hospital - Acervo Dr. Lucídio |
![]() |
Registro do Dr. Alberto com seu filho, Dr. Lucídio e funcionários do Hospital - Acervo Dr. Lucídio |
![]() |
Governador Cid Sampaio, ao lado do Dr. Lucídio e do prefeito Manoel de Queiroz - Acervo Dr. Lucídio |
![]() |
Primeira grande reforma do Hospital Dr. Alberto d'Oliveira durante a gestão do prefeito José Pinheiro, em 1996, reinaugurado no dia 20 de maio de 1996 - Acervo Dr. Lucídio |
![]() |
Novas instalações do Hospital, inaugurado durante a gestão do prefeito Gustavo Adolfo, em 2024 Foto: Erivaldo Paiva/DeCom/PMB |
Com informações do livro: Bonito: Das míticas caçadas à indústria do turismo. Histórias reveladas de uma cidade do século XVIII - Flávio José Gomes Cabral
Nenhum comentário:
Postar um comentário