
Por Wagner Wilker
Bonito360graus
O entre aspas dessa semana traz um bate papo sobre a nossa cultura. O nosso entrevistado é Luciano Santos, carinhosamente chamado por Nana, ele é bonitense, tem 39 anos, é Produtor Cultural, Coreógrafo, Ator e Arte Educador, está a frente de dois grandes trabalhos culturais, o Boi Glorioso e a Junina Pé-de-Moleque.
B360º - Quando nasceu essa paixão pela cultura?
Luciano Santos - Essa paixão pela cultura em mim nasceu na década de 80 quando minha família, que foram pioneiros aqui na questão de Boi Lavrado, que era o Boi Teimoso, e eu enquanto moleque, enquanto menino, saia acompanhando aquele cortejo que até então era Boi e bateria, o Boi saia com o bandeirinha, a figura do Boi, um taró e um surdo, então só que esse pouquinho de pessoas fazia o carnaval, fazia a alegria da cidade.
B360º - Qual foi o seu primeiro trabalho ligado a essa área?
Luciano Santos - Meu primeiro trabalho foi com o Boi Pandeiro, o Boi era do meu irmão, então quando ele foi embora para São Paulo deixou o Boi, que se chamava Boi Pandeirinho, ai Memo, que hoje é jogador do Santa Cruz, tomou conta do Boi e tirou o nome Pandeirinho e colocou o nome Pandeiro, então foi ai que damos continuidade a esse trabalho que resiste até hoje.
B360º - Quando surgiu essa ideia de trabalha cultura com os jovens?
Luciano Santos - Eu percebi que esses jovens se encontravam muito na ociosidade, e você sabe que a cultura popular hoje é esquecida por causa do avanço da tecnologia, então foi ai que resolvi trabalhar com eles essa parte da cultura, mesmo com a falta de apoio, nós temos feito de tudo para manter esses jovens longe da ociosidade e de outros problemas sociais.
B360º - Como é a participação desses jovens?
Luciano Santos - Esses jovens são envolvidos por esse parte de cultura popular durante o mês de janeiro até chegar o carnaval, e durante esse períodos ele se ocupam com oficinas de artes, oficinas de teatro, com oficinas de dança, de percussão, então, nesse momento eles se afastam dessa ociosidade, a partir dai ele vão se envolver com cultura, começam então a conhecer a história do Boi, a história dos personagens o qual eles interpretam e começam assim a fazer parte desta cultura popular.
B360º - Então podemos afirmar que esse trabalho é um grande aliado contra a ociosidade desses jovens?
Luciano Santos - Sim, esse trabalho tem um papel muito grande para o afastamento desses jovens da ociosidade, infelizmente para sobreviver de cultura é muito difícil, temos que ter outro mecanismo para poder sobreviver, mas a cultura popular tem o poder de prender os jovens dentro desse universo artístico, então a cultura popular por si só tem esse poder de prender o jovem de maneira cultura, intelectual e porque não dizer de maneira profissional.
B360º - Como surgiu a ideia de criar a Agremiação Boi Glorioso?
Luciano Santos - O Glorioso nasceu 1997 quando ainda era Boi Teimoso lá na Anacleto de Souza, conhecida por Rua Três Cacetes, e, 1998 existia o Boi Pernambucano e o Glorioso então fizeram a junção dos dois e assim nasceu O Glorioso, os responsáveis na verdade pela criação do Glorioso é um grande baluarte da cultura bonitense, o nosso amigo Dalcires, juntamente com Luiz Carlos (Fio) Wemerson, Luerton, Pedro Paulo e Jadielson (Jal), depois dessa junção tanto faz o Boi preto quanto o Boi branco, pra nós são "O Glorioso" e hoje é um marco na nossa cultura local e no nosso estado, quando vamos participar dos festivais ou fazer apresentações em outras cidades sempre falam olha o Boi Glorioso, o boi mais lindo de Pernambuco, isso pra gente é uma alegria tremenda mas temos medo que tudo isso possa acabar, é um trabalho que vem resistindo a esse avanço tecnológico, vem resistindo a falta de apoio, mas enfim, com muita força e dedicação vamos mantendo essa tradição viva.
B360º - Desde sua criação, o Boi Glorioso já recebeu alguma premiação?
Luciano Santos - O Boi Glorioso passa por quatro categorias, o grupo de acesso, depois passa para o grupo dois, depois para o grupo um e ai para o especial, hoje nós estamos no grupo um, se ganharmos esse ano nós vamos para o grupo especial, lembrando que no ano passado fomos campeões do grupo dois.
B360º - Como será o carnaval do Glorioso esse ano?
Luciano Santos - O Glorioso esse ano vem falando da história do Sebastianismo aqui de Bonito, e vamos homenagear D. Sebastião, o tema desse ano é O Reino do Glorioso: D. Sebastião no Reino Encantado, então vamos levar um pouco da história de Portugal no Brasil dentro de uma das manifestações mais antigas do Brasil que é o bumba-meu-boi.
B360º - Outro grande trabalho seu é a Junina Pé-de-Moleque, quando surgiu essa ideia?
Luciano Santos - A Quadrilha Pé-de-Moleque nasceu em 1990 quando ainda era tradicional, era um quadrilha onde juntávamos os meninos do bairro só para brincar o São João, depois a quadrilha foi crescendo e tomando outro rumo, ganhando uma nova roupagem, saindo do tradicional e indo para o estilizado e isso fez com que representássemos muito bem o nosso município, sempre que se fala em quadrilha nessa região sempre se fala na Junina Pé-de-Moleque, então já estamos ensaiando, e desde já aproveitamos pra dizer que nós precisamos de apoio, de patrocínio para poder representar de fato a beleza da nossa cultura local. O ultimo ano de atuação foi em 2008 quando a quadrilha foi campeão do concurso da TV Asa Branca e agora volta com força esse ano.
B360º - Quais são as dificuldades que você encontra para manter essas tradições?
Luciano Santos - Apoio, apoio, só apoio, a questão política ela interfere um pouco, eu enquanto pessoa posso tomar minha posição política, agora enquanto mobilizador e incentivador cultural deveriam olha com outros olhos.
B360º - Você recebe apoio por parte do poder público?
Luciano Santos - Recebo na questão de espaço para ensaiar, transporte para fazermos nossas viagens, nesse âmbito a prefeitura sempre nos dá o apoio.
B360º - O que falta para a cultura ser mais valorizada em Bonito?
Luciano Santos - Falta incentivo, infelizmente não existe incentivo nenhum.
B360º - Você acredita que um dia teremos em Bonito grandes carnavais e festas juninas?
Luciano Santos - Acredito, quando todo bonitense se unir, porque não podemos apenas esperar o poder público, então se nos unirmos podemos resgatar essas festas, por exemplo Camocim, aqui pertinho, tem um bom carnaval lá, não podemos ficar com essa conversa de que todo mundo viaja para as praias, temos quase 40 mil habitantes, será que todos vão a praia? não, então fica um grande numero de pessoas em bonito e é possível com essas pessoas fazermos nossas festas.
B360º - Você tem algum projeto em mente para colocar em prática no nosso município?
Luciano Santos - Tenho, é justamente esse resgate cultural da nossa cidade, trabalha essa questão cultural começando principalmente nas escolas.
B360º - Bom, desde já agradecemos pela entrevista e gostaríamos que você falasse suas considerações finais.
Luciano Santos - Quero agradecer de poder participar desse bate papo né, nesse blog que eleva o nome da nossa cidade, que está sempre divulgando, sempre informando, deixando as pessoas por dentro de tudo que está acontecendo e agradecer a todos que nos apoia, que liga pra mim, me dando apoio, contribuindo para nossos projetos, pessoas que acreditam no nosso trabalho, então só tenho a agradecer, e agradecer novamente a você pelo espaço que você sempre disponibiliza do seu blog para divulgar a nossa cultura a nossa cidade, obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário