Considerada pelos cientistas políticos como a eleição mais acirrada da história, as eleições de 2014 foi marcada por altos e baixos dos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rouseff (PT). No início da campanha, a candidata a reeleição Dilma Rouseff, aparecia na frente das pesquisas com uma larga vantagem sobre o segundo colocado, Aécio Neves, o terceiro candidato que apontava nas pesquisas era o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Com a morte de Eduardo, em um acidente aéreo em agosto, houve uma reviravolta no cenário político, a vice-candidata na chapa de Eduardo, Marina Silva (PSB), levada pela comoção da morte do presidenciável, assumiu de cara a vice liderança nas pesquisas, chegando a ser a favorita em um eventual segundo turno.
Durante um bom tempo, Marina se firmou em segundo lugar nas pesquisas, desbancando Aécio Neves e com um favoritismo muito grande de se eleger no segundo turno, mas, faltando pouco tempo para as eleições, Marina começou a cair nas pesquisas, e terminou as eleições em terceiro lugar, atrás de Aécio Neves. Em Pernambuco, Marina chegou a vencer Dilma Rouseff, que era favorita no estado, onde o PT fez vários investimentos, porém, a comoção da morte de Eduardo, fez Marina chegar a frente de Dilma, recebendo 48,05% dos votos, um cenário totalmente diferente do segundo turno, onde a candidata Dilma obteve 70,20% do total de votos em Pernambuco, contrariando as expectativas do governador eleito, Paulo Câmara (PSB), que declarou apoio a Aécio no estado.
Em Bonito, Dilma venceu o primeiro turno com um pequena vantagem de 280 votos sobre Marina Silva, candidata até então, apoiada pelo atual gestor do município, Ruy Barbosa. No segundo turno o favoritismo de Dilma prevaleceu, porém, a vantagem da candidata sobre o candidato Aécio foi muito além do esperado pelas oposições, que se uniram e elegeram Dilma em Bonito com uma vantagem de 5.247 votos a frente do candidato da situação, Aécio Neves.
Veja abaixo como ficou a votação de Dilma Rouseff em Bonito, Pernambuco e no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário