A Secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos juntamente com CEPAN - Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste, realizaram uma conferência municipal sobre o PMMA - Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica no Município de Bonito. O PMMA reuniu e definiu os elementos necessários para a proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. O plano traz benefícios para a gestão ambiental, fortalecendo o conselho municipal.
A elaboração e implementação do PMMA é restrito a municípios comárea de Mata Atlântica, conforme previsto na Lei nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006, conhecida como a "Lei da Mata Atlântica", que atrela o repasse de recursos do fundo de restauração do bioma à administração municipal, desde que possua um plano municipal de conservação e restauração da Mata Atlântica.
Por Bonito ocupar uma posição estratégica no tocante à necessidade de um planejamento de gestão ambiental. O município Possui um grande potencial turístico por conta da presença de blocos florestais com um tamanho considerável, sendo bastante procurado por suas cachoeiras e para a prática do ecoturismo através de camping, trilhas, ciclismo, rapel e visitações turísticas. Po isso, o plano municipal irá contribuir para um melhor reconhecimento da situação ambiental do município, sobretudo de suas florestas, servindo como base para um melhor planejamento de aproveitamento dessas potencialidades.
Fotos: Wagner Wilker
Nenhum comentário:
Postar um comentário