![]() |
Ascom/PMS |
Também estiveram presentes no encontro uma equipe técnica da cidade de Puxinanã-PB, acompanhados da Secretária de Administração do município paraibano, Dr. Jucimaria Cavalcante e o Secretário Adjunto de Administração Marcos Figueiredo, além de Gisley Moraes, Coordenadora de Segurança do Trabalho e Marayza Alves Medeiros, advogada.
A equipe veio a Sairé interessada nas experiências do Programa Sairé Mais Saudável e especificamente sobre os resíduos sólidos, também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os movimentos das cidades saudáveis.
Após uma excelente reunião, acompanhada de diversas temáticas saudáveis, os paraibanos encontraram aqui em Sairé informações e soluções importantes para serem colocadas em prática no estado da Paraíba.
Para o Secretário Wendes Oliveira é extremamente importante dar continuidade a esse projeto e poder inspirar outros estados e municípios, compartilhados nossas experiências e excelentes resultados. “É muito satisfatório saber que um órgão de controle externo como o MPPB promove de fato a justiça se colocando a disposição como parceiro dos municípios daquele estado, colaborando tecnicamente para sua melhoria. O que o Ministério veio fazer aqui foi gratificante, e com as experiências vivenciadas do Sairé Mais saudável, agora poderão apresentar aos municípios paraibanos uma saída exequível e acessível para resolver os problemas de resíduos sólidos do estado”, afirmou o secretário.

se coloca apenas como um órgão de punição ou denuncia, mais sim também como aquele que em primeiro momento oferece ajuda técnica aos seus municípios”, disse.
O município de Sairé faz parte da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. Baseado no movimento internacional, que vem sendo discutido desde os anos 70 e que ganhou força na Europa e na América do Norte a partir dos anos 80.
A sua filosofia tem como proposta a promoção e interação direta entre os diversos atores sociais, abrindo espaço para a intersetorialidade entre comunidade e setor público.
O programa propõe, entre outras coisas, a discussão com a população sobre o papel de todos na construção de um modelo de desenvolvimento mais consciente, por meio da realização de conferências nas diversas áreas e da elaboração de planos municipais para sistematizar as ações, além de alternativas para melhorar a qualidade de vida e ampliar a consciência coletiva através da intersetorialidade e da participação social, desafio da gestão municipal para o enfrentamento das desigualdades sociais e do desenvolvimento sustentável.
Ascom/PMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário