![]() |
Divulgação |
Segundo Jobson, o objetivo do projeto é atender as nascentes que sirvam para o consumo humano, bem como dos animais do proprietário das terras onde as nascentes estarão sendo revitalizadas. O trabalho é feito em parceria entre prefeitura e proprietário.
"A prefeitura entra com o material, a capacitação e o acompanhamento do projeto, já o proprietário entra com a mão de obra e o compromisso de preservar a nascente. Um projeto super barato e que traz um resultado super satisfatório. A nossa expectativa é de realizar a revitalização de 30 nascentes, ja concluímos a primeira, em Bananeira do Sul, as próximas serão no sítio Mucuri e no Refúgio do Rio Bonito, que inclusive servirá de modelo para apresentar aos turistas que visitam o local", disse.
Materiais simples e de baixo custo são utilizados no projeto, "Pedaços de tubos de 100 mm, tubos 3/4, adaptador de mangueira e pedra rachão são os materiais utilizados no processo de revitalização. Depois de limpar a nascente e retirar todo material orgânico que geralmente entope e contamina a água, fazemos uma espécie de represa com uma mistura de cimento e argila, colocamos as pedras e os tubos, fazemos o isolamento e em pouco tempo a água começa jorrar. Em alguns lugares a água poderá ser levada a casa do produtor através de gravidade", concluiu.
Segundo Jobson, o cronograma do projeto poderá revitalizar até duas nascentes por semana, até completar o ciclo das 30 previstas no projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário