![]() |
Reprodução/Internet |
Em 2013 a mensagem do então Papa Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais teve como tema Redes Sociais: portais da verdade e de fé; novos espaços de evangelização. Na mensagem, Bento XVI afirma que esses espaços estão contribuindo para aparição de uma nova ágora, uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões. “As redes sociais não são um mundo paralelo ou puramente virtual, mas fazem parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens. Se o Evangelho não for proclamado no ambiente digital poderá ficar fora do alcance de muitos”, declarou.
Em 2014, o Papa Francisco voltou ao tema. Com o título Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro, a mensagem ressalta que uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto, a conhecer-nos melhor e a ser mais unidos. Segundo o Santo Padre, a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos. “A revolução nos meios de comunicação e de informação são um grande e apaixonante desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos outros a beleza de Deus”, afirma.
A ideia de se comunicar pela Internet surgiu da necessidade de dar prosseguimento às atividades evangelizadoras e foi pensando nisso que o Padre Luiz Antonio, Pároco da Paróquia de São José dos Bezerros (PE), está utilizando o seu perfil do facebook para evangelizar e transmitir missas ao vivo. O trabalho é desenvolvido pela Pastoral da Comunicação – Pascom, da Paróquia, a partir daí deu-se início ao período de testes e ajustes necessários. Até o momento o recorde de acessos foi para mais 1000 pessoas. A iniciativa pode favorecer pessoas enfermas, que não dispõem de locomoção, seja na região urbana ou na rural, ou que residem fora do município. Além disso, é mais uma forma de evangelização no mundo globalizado. Mesmo aqueles que não possuem habilidade para manusear o computador, podem pedir auxilio aos mais jovens da família.
O Padre Luiz Antonio conta que desde que criou o perfil no facebook, procurou fazer das redes sociais um espaço de evangelização. “São páginas de uma história de amor que quero contar para as pessoas. Tudo tem a ver com minha vocação e minha relação íntima com Jesus Cristo. Muitas pessoas me procuram para dizer que rezam por mim e que alguma palavra que disse em determinada situação chegou ao coração delas”, testemunha.
O acesso à transmissão pode ser feito através do facebook no endereço https://www.facebook.com/Padrelasfilho. Os idosos que não souberem acessar a internet podem pedir o auxílio dos filhos ou netos.
Diocese de Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário