O dia 8 de março, não se trata apenas de uma data comemorativa, mas é principalmente uma data histórica onde podemos refletir e analisar a respeito da trajetória de lutas e vitórias alcançadas até agora.
No Brasil, existem aproximadamente 7 milhões de mulheres com algum tipo de deficiência, que além da falta de acessibilidade, enfrentam também a discriminação em razão da idade, das condições socioeconômicas, da orientação sexual, de etnia, da religião ou de outra natureza. Além de estar frequentemente expostas a outros riscos, tanto no lar como fora dele, de sofrer violência, lesões ou abuso, descaso ou tratamento negligente, maus tratos ou exploração.
Este dia, dá visibilidade aos problemas e ao mesmo tempo podemos considerar e até comemorar vários avanços alcançados ao longo da história, o mais importante é o empoderamento das mulheres com deficiência nas discussões, nas lutas e na participação dos movimentos sociais em busca pela garantia dos direitos humanos e liberdades fundamentais.
Podemos testemunhar o sucesso de muitas Mulheres com Deficiência, nos mais diversos setores da sociedade, superando limites, ultrapassando barreiras, conquistando o seu espaço a cada dia, quer seja no lado profissional ou pessoal.
Uma mulher com deficiência, ela é antes de tudo uma MULHER, que sonha, que ama, chora, sofre, deseja, se apaixona. Sendo também, linda, maravilhosa, inteligente, competente, amiga, mãe, conselheira, fantástica ou simplesmente MULHER !
Parabéns a todas por esse dia e por todos os outros dias que também são nossos, porque estamos na luta, enfrentando com coragem, alimentando com esperança a certeza de dias cada vez melhores, com mais sorrisos cheios da beleza da vida !
Nenhum comentário:
Postar um comentário