![]() |
Reprodução: TMZ |
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE, feito com base na Pesquisa de Orçamento Familiar – POF, realizado entre 2008/2009 aponta que 15% da população infantil brasileira está acimado peso.
De acordo com a nutricionista, Gabriele Barros, a obesidade infantil ocorre quando a criança está acima do peso normal para sua idade e altura. “O excesso de peso nas crianças pode causar complicações até na sua vida adulta. Mesmo que a obesidade seja revertida nesse tempo, doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são consequências da obesidade infantil que podem chegar a vida adulta. A doença também pode levar a baixo autoestima e depressão”, disse.
Ainda de acordo com Gabrielle Barros, é possível fazer substituições saudáveis trocando refrigerante por sucos naturais, por exemplo. “Devido a alta concentração de açúcar, os sucos de caixinha também são tão maléficos para a saúde quanto os refrigerantes. Nesse caso, as melhores opções para substituição dos refrigerantes são: a água, já que é o melhor hidratante para o organismo e não contém calorias.
A água de coco que também é uma excelente opção para os dias de calor por repor os nutrientes perdidos através da transpiração e os sucos naturais, melhor opção para os lanches da criançada, pois garante que a perda das vitaminas seja a menor possível. Para essa substituição, é fundamental a escolha da fruta certa e o armazenamento correto. As melhores frutas para se fazer um suco natural são: laranja, abacaxi, melão, maracujá e acerola.
O armazenamento deve ser feito em garrafa térmica opaca, para evitar o contato com a luz, que acelera a degradação das vitaminas. A melhor opção é escolher uma garrafa pequena, pois o ideal é preenchê-la o máximo possível, reduzindo a quantidade de ar no seu interior, que também oxidaria o suco”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário