![]() |
Foto: Jefferson Monteiro |
Para Dr. Edmilson, José Abelardo é uma das figuras mais importantes para a política e para o município. Filho do ex-deputado Ribeiro Godoy, Zé Abelardo foi prefeito de Bonito entre 77 e 83, vereador de três mandatos e presidente da Casa Leônidas Vila Nova
Acompanhe abaixo o texto apresentado pelo Vereador Dr. Edmilson Henauth na sua Justificativa Oral sobre o Decreto Legislativo 02/2016 que concede a Medalha Dr. Alberto d'Oliveira a José Abelardo. O DL foi aprovado por unanimidade.
"José Abelardo Godoy, Zé de Ribeiro, Zé de Liginha, Zé de Bonito, Zé Abelardo ou, simplesmente, Zé. Esta última a forma mais correta de nominar esta pessoa boa e simples, de alma pura e coração gigante. Um Zé, com Z maiúsculo, que todo mundo gostaria de ter como amigo.
Zé Abelardo está sempre pronto e presente para ajudar amigos, conhecidos ou qualquer um que esteja precisando de sua ajuda. Assim ele fez a sua história em nossa cidade, trabalhando muito, construindo amizades e ajudando Bonito a crescer e se tornar um lugar melhor para todos.
Nosso amigo Zé nasceu José Abelardo Câncio de Godoy em 19 de março de 1953, aqui mesmo em Bonito, pelas mãos do Dr. Alberto de Oliveira, esse mesmo que dá nome a medalha que estamos entregando a ele hoje. É filho de Dona Suzana Godoy e de Abelardo Ribeiro Godoy, que ensinou seu primogênito a ser um homem público de bem, daqueles raros de se encontrar hoje em dia.
Zé, como seu pai Ribeiro, sempre viu seus eleitores como pares, como parceiros de um trabalho que é construído dia-a-dia, por todos e pelo bem de todos. Essa lição do pai Zé Abelardo soube realizar com maestria, foi e sempre será uma pessoa amiga e presente para pobres ou ricos, analfabetos ou letrados, correligionários ou opositores, em ações sem vertentes, onde o único lado sempre foi o melhor para o povo.
Zé Abelardo se formou em direito na Faculdade de Caruaru em 1980. Ocupou cargos de grande importância durante a sua carreira: foi Diretor Administrativo do DETERPE, Superintendente dos Terminais Rodoviários no DER, Superintendente de Patrimônio, também no DER, e até hoje é Procurador do Estado de Pernambuco.
Mas o seu grande orgulho é a sua vida de homem público. Zé foi prefeito de Bonito de 31 de janeiro de 1977 à 31 de janeiro de 1983, vereador em 3 mandatos e presidente da câmara. E mesmo nos períodos sem mandato, Zé Abelardo nunca deixou de trabalhar e lutar por benefícios para nossa cidade. E, nos dia de hoje é algo importante de salientar, teve todas as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, tanto como prefeito, como presidente da Câmara.
Zé Abelardo calçou, saneou e iluminou inúmeras vias da cidade, desde pequenas ruas às mais importantes avenidas. Construiu escolas, praças, postos de saúde, levou água para Alto Bonito, incentivou nossa cultura através de festas e eventos populares, trabalhou junto às associações rurais... e muito mais. Citei algumas coisas apenas para resumir o grande trabalho que o nosso amigo realizou e realiza até hoje em nosso município, e que demandaria muito tempo para que eu enumerasse aqui cada pedaço de Bonito que tem trabalho e suor de Zé Abelardo.
Nosso amigo Zé está casado com Lígia Godoy há 34 anos, com quem teve dois filhos, Henrique e Camila e agora baba pela sua neta Maria Luíza. Por tudo isso é que esta casa tem o prazer de entregar a medalha Dr. Alberto de Oliveira à Zé Abelardo. Um reconhecimento pelos serviços prestados ao povo da nossa cidade, serviços que continuam sendo realizados corriqueiramente até hoje.
Termino dizendo que Bonito tem orgulho de ter o seu Zé, o Zé de Bonito. E se qualquer um quiser ser mais honesto, forte, trabalhador e amigo é só seguir o exemplo e ser um pouco mais Zé Abelardo. Parabéns. O povo de Bonito agradece por tudo.
Vereador Edmilson Henauth"
Nenhum comentário:
Postar um comentário